Notícias

Espaço Azul é inaugurado na Praia de Copacabana

Com o patrocínio da OceanPact, abrimos o Espaço Azul, casa do Instituto Mar Urbano no Centro de Visitantes da Colônia de Pescadores Z-13, situado no Posto 6 de Copacabana. Mergulhe conosco no universo marinho e em sua biodiversidade!


O Espaço Azul foi aberto ao público no dia 19 de agosto, com a presença do biólogo marinho e diretor do Instituto Mar Urbano, Ricardo Gomes, e do fotojornalista Custodio Coimbra. Eles são os autores das imagens reunidas na mostra “Subperfície – A baía em três tempos”, que chama a atenção para a urgência de mudar a forma como o ser humano se relaciona com os mares e oceanos.

A parceria entre a OceanPact, o Instituto Mar Urbano e a Colônia de Pesca Z-13 possibilitou a criação do Espaço Azul em um dos pontos mais visitados do mundo. O quiosque é voltado para ações e atividades de preservação e estímulo do uso sustentável do ambiente marinho, com destaque para a educação ambiental, a promoção de encontros, exposições, pesquisas científicas e ações de sensibilização e transformação direcionadas às causas ambientais.

Flavio Andrade, presidente da OceanPact, esteve presente na inauguração do Espaço Azul e conta: “Ricardo e eu estávamos juntos na primeira Conferência dos Oceanos em 2017 em Nova Iorque apresentando o documentário ‘Baía Urbana’ quando decidimos registrar um compromisso voluntário para implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, que era o da realização de um estudo sobre as raias da Guanabara, já que o documentário revelou diversas espécies cuja presença era então desconhecida ou não documentada. Daí
surgiu o projeto Raias da Guanabara, a parceria com a colônia de pesca, e agora a criação do Espaço Azul que vai concentrar e divulgar várias ações do Instituto Mar Urbano com nosso apoio e suporte.”

Na inauguração do Espaço Azul, a Secretaria do Meio Ambiente do Rio de Janeiro homenageou Nina Gomes, influenciadora ambiental de quatro anos de idade, com a entrega de um diploma de reconhecimento por suas atitudes para a preservação dos ecossistemas marinhos. Apaixonada pelo mar, a filha de Ricardo Gomes e embaixadora mirim da OceanPact, transmite para gerações de diferentes países a importância da preservação dos ecossistemas marinhos
para um ambiente saudável e para o bem-estar social.

Espaço Azul | Centro de visitantes da Colônia de Pescadores Z-13 | Praia de Copacabana – Posto 6