Notícias

Flavio Andrade reforça importância de embarcações de pesquisa na implantação de programas de energia limpa

Na última quinta-feira, 14, o CEO da OceanPact, Flavio Andrade, participou do webinar “Unlocking Cleaner Energy To Transform Brazil’s Offshore Basins”, da Upstream, veículo especializado do setor de Energia. O evento foi transmitido on-line e reuniu especialistas da indústria de óleo e gás para discutir o papel de liderança do setor no processo de transição energética.

Ao ser questionado sobre como tornar as embarcações mais eficientes e preparadas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas, Flavio Andrade comentou sobre a participação da OceanPact no processo de descarbonização de seus clientes, que são, majoritariamente, da indústria de óleo e gás.

Flavio Andrade reforçou a importância das embarcações de pesquisa, que coletam dados para embasar a implantação de programas de energia limpa. “Temos embarcações e equipamentos para apoiar os processos de licenciamento para a instalação de parques eólicos, coletando dados meteooceanográficos, e medindo o potencial eólico offshore.

O CEO da OceanPact destacou, contudo, que a coleta de dados pode ser ainda mais eficiente se for criada uma plataforma que integre todas essas informações de modo a serem disponibilizadas para diversas frentes que atuam no mar, como o setor marítimo, portuário, de pesca e de turismo.

Participaram do encontro, a gerente executiva de Mudança Climática da Petrobras, Viviana Coelho; a CEO da ABBEolica, Elbia Gannoum; o sócio do escritório de advocacia Mattos Filho, Giovani Loss; e o executivo para Desenvolvimento de Negócios do Porto do Açu, Mauro Andrade. A OceanPact foi uma das companhias patrocinadoras do webinar.