Notícias

Inaugurada exposição que comemora centenário da Colônia dos Pescadores Z-13

A OceanPact, o Instituto Mar Urbano (IMU) e a Colônia de Pescadores Z-13 inauguraram na última quarta-feira, 28 de junho, no Espaço Azul, no Rio, a Exposição “Colônia dos Pescadores Z-13 – 100 anos”, que comemora a trajetória da colônia com a mostra de fotografias históricas de Marc Ferre – parte da coleção Gilberto Ferrez, do acervo do Instituto Moreira Salles -, e de fotografias documentais de Andre Arruda.

“A pesca não é mais tão boa como há 100 anos, mas a gente vai sobrevivendo. Aqui a gente pode se reunir e conversar sobre tudo.  Esse é um momento muito especial. Estou feliz, na praia mais famosa do mundo, presenciando toda essa evolução”, disse emocionado o presidente da Colônia dos Pescadores Z-13, José Manoel Rebouças.

O fotógrafo Andre Arruda lembrou que os primeiros moradores de Copacabana eram pescadores. “Essa exposição traz o reconhecimento necessário a eles e coloca a colônia Z-13 no mapa”, conta.

Segundo a gerente de Sustentabilidade da OceanPact, Ana Lyra, o apoio da OceanPact à exposição reforça nossas parcerias e a ODS-14 Vida na Água.

“Os pescadores simbolizam um dos principais contatos com o mar. Eles nos trazem indicadores de como está o mar, que é uma de nossas principais preocupações. Essa exposição é uma homenagem a eles e é muito gratificante ver os pescadores se reconhecendo”.

Também estiveram na inauguração o diretor de Novos Negócios e Sustentabilidade da OceanPact, Fernando Borensztein, o fundador do IMU, Ricardo Gomes, pescadores da colônia Z-13 e colaboradores da OceanPact.

A exposição é gratuita. O Espaço Azul está aberto de quarta a domingo, das 10h às 17h.