Imprensa

OceanPact acompanha novidades em veículos autônomos da Oceanology nos EUA

A Oceanology International Americas realiza mais uma edição nessa semana, de 14 a 16 de fevereiro, em San Diego (EUA). Esta é a versão americana do tradicional evento de Londres, que acontece a cada dois anos, oferecendo soluções, conteúdo e inovações em tecnologias oceânicas.

A OceanPact está no evento com a presença de Gustavo Lutz, diretor geral da OceanPact Geocienciências; Arthur Kós, diretor de TI e Inovação da OceanPact; Leonardo Barreira, diretor de Operações da OceanPact Geociências; e Carlos Leandro, gerente de Negócios em Inovação.

Segundo Gustavo, as exposições e atividades da Oceanology International Americas deram destaque aos veículos autônomos e suas aplicações na exploração, proteção e operação sustentável nos oceanos do mundo, área em que a OceanPact acumula experiência de atuação.

“Hoje operamos três gliders, que são planadores autônomos de alta complexidade, e estamos adquirindo nosso quarto veículo autônomo ainda no primeiro semestre de 2023”, disse. Os gliders são usados pela companhia em estudos de paisagem acústica submarina e para entendimento da influência das operações offshore sobre a vida marinha.

Na avaliação de Arthur Kós, os veículos autônomos são uma oportunidade de oferta de melhores e mais seguras alternativas para a realização de serviços no mar. “Está em desenvolvimento pela OceanPact um veículo autônomo para manipular barreiras de contenção a derramamentos de óleo, um tugboat não tripulado, com comando remoto”.