
Na última quarta-feira, 17/11, o CEO da OceanPact, Flavio Andrade, participou da 13 ª edição da BlueTech Week, realizada entre os dias 15 e 19 de novembro. Esse evento é dedicado à inovação, colaboração, globalização e sustentabilidade dos oceanos e tem o objetivo de impulsionar a Economia Azul sustentável.
O tema escolhido para 2021 foi “AquaOptimism: Inclusão, Inspiração, Inovação” e trouxe o desafio de pensar positivamente sobre o futuro dos nossos sistemas aquáticos, propondo soluções viáveis para os problemas atuais. Como em 2020, esse ano o evento foi 100% on-line, de modo a não comprometer a segurança dos participantes e garantir a presença do público internacional.
Flavio integrou o painel “Ocean Clean-Up” e debateu sobre a importância de se adotar práticas de prevenção. “Não é simples promover a limpeza dos oceanos, já que nem todo lixo é visível. Nós dispomos de equipamentos que atuam diretamente no controle do vazamento de óleo no mar e no mapeamento e remoção de destroços. Entretanto, investir na prevenção desses episódios é muito mais vantajoso para o meio ambiente”, comentou o CEO.
Ele também destacou a importância da tecnologia e reforçou a necessidade de combater os gases do efeito estufa: “A tecnologia é fundamental para a proteção do meio ambiente, pois representa novas abordagens para problemas atuais. Porém, é importante entender que não basta retirar o lixo da água. Diminuir a emissão dos gases e combater a origem da poluição são pontos fundamentais para promover a saúde e a sustentabilidade dos oceanos”.
A BlueTech Week é uma realização da TMA BlueTech™, organização sem fins lucrativos com o objetivo de promover empregos e novas tecnologias ligados à Economia Azul. A OceanPact, referência em conhecimento e serviços no mar, participa ativamente das principais entidades e eventos do setor, estimulando a pesquisa e o debate em torno de propostas eficientes e sustentáveis para a exploração dos ambientes marinhos.