Imprensa

OceanPact na IOSC 2024: tecnologia e conhecimento para proteção do meio ambiente

Por mais um ano, a OceanPact será patrocinadora e participante da Conferência Internacional de Derramamento de Óleo (IOSC) 2024. O evento de alto nível técnico reúne uma comunidade global de profissionais de resposta a derramamento de óleo, do dia 13 ao dia 16 de maio, em Nova Orleans, EUA. Esta será a 25ª edição do evento.

A companhia terá um estande exclusivo na IOSC 2024, um espaço para diretores, gerentes e representantes da OceanPact e da Environpact se conectarem com clientes, parceiros e líderes do setor.

Compartilhando conhecimento e multiplicando experiências

A IOSC oferece uma extensa programação técnica, com palestras, workshops e apresentações de trabalhos científicos. A OceanPact também irá compartilhar conhecimento e experiências, com apresentação de trabalhos científicos de autoria de colaboradores da companhia.

Adriano Ranieri, CEO da EnvironPact; Pedro Martins, COO; e Pedro Perez, diretor Técnico e de Novos Negócios da EnvironPact, assinam o artigo “Vessels of Opportunity Pioneer Project in Brazil – A 5-year Critical Review and Lessons Learned”, ao lado de Stephanie Caplan e Caroline Canellas, analistas da companhia. O trabalho aborda como o Projeto Mar Atento capacitou a comunidade pesqueira brasileira para combater derramamentos de óleo. Em 5 anos, envolveu 500 pessoas, treinou 300 pescadores e cadastrou 93 embarcações, aumentando a preparação para lidar com o óleo no mar.

Pedro Martins divide a autoria do pôster “Assessment, Preparedness, Training and Implementation of a Shoreline Response Plan Involving Traditional/Subsistence Fishing Communities in the Northeast Coast of Brazil – A Case Study”, com Marcelo Côrtes, diretor de Resposta a Emergências da OceanPact; João Serra, diretor Comercial; os gerentes Jorge Elias, Bernardo Assis, Henrique Margem; e o consultor da EnvironPact Pedro Habibe. O projeto analisa o desenvolvimento e a aplicação de um Plano de Resposta em terra para derramamento de óleo no Nordeste brasileiro.

As gerentes da OceanPact Geo Andrea Xavier, Luana Machado e Nandara Bortoli apresentarão o pôster “Deep-water Oil Spill reaching coastal environments: Modelling the fate in Estuarine Areas – A Brazilian Case Study”, demonstrando o risco de derramamento de óleo na costa brasileira, com foco em ecossistemas vulneráveis.

Carlos Leandro, gerente de Negócios em Inovação; e Fernando Barreto, especialista de Dados da OceanPact, apresentarão o pôster “Use of CRONOS platform to support environmental response”, com um estudo sobre como a plataforma que integra dados meteorológicos e oceanográficos, incluindo correntes superficiais em tempo real obtidas por radares HFR, auxilia no combate a emergências ambientais na indústria de petróleo e gás do Brasil.

Com o pôster “Conversion of a Conventional Workboat into an Unmanned Craft for Offshore Oil Spill Containment and Recovery Operations”, o gerente de Inovação Leonardo Maciel apresenta a experiência de conversão de um barco de trabalho, descrevendo as etapas do projeto e destacando o aprendizado adquirido. Leonardo também assina o pôster “Next steps for Common Operating Pictures based on recent experiences in Brazil”, com um estudo que analisa como integrar alarmes proativos, modelagem de derramamentos, dados socioeconômicos e de sensores, para aprimorar o monitoramento e a resposta a derramamentos de óleo.

Junte-se a nós na IOSC 2024

A OceanPact convida você a se conectar com a companhia na IOSC 2024 e fazer parte da comunidade global de profissionais que estão construindo um futuro mais seguro e sustentável para o meio ambiente. Visite o estande da OceanPact, participe das apresentações de trabalhos científicos, explore as soluções inovadoras da companhia para combate a derramamentos de óleo e acompanhe o evento através das redes sociais da OceanPact.