
O XIV Simpósio sobre Ondas, Marés, Engenharia Oceânica e Oceanografia por Satélite foi realizado entre os dias 8 e 10 de dezembro e reuniu de forma on-line pesquisadores, especialistas, profissionais e alunos dos cursos de oceanografia, engenharia oceânica e oceanografia por satélite. Iniciativa do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira – IEAPM, da Marinha do Rio de Janeiro, o OMARSAT é considerado um dos principais eventos de oceanografia física do Brasil.
No segundo dia do simpósio patrocinado pela OceanPact, o oceanógrafo Fernando Barreto apresentou a Plataforma CRONOS, com a palestra ‘Utilização de dados meteoceanográficos no suporte às operações do setor marítimo de óleo e gás’. Ele explicou como os dados levantados pela plataforma e os mapas em alta definição podem ser utilizados pelas companhias que realizam negócios e desenvolvem ações no mar.
O especialista em modelagem numérica da OceanPact explicou que o CRONOS gera modelos computacionais que cobrem seu sistema de radares de alta frequência, composto por três estações – Itaipuaçu, Cabo Frio e a São Tomé – localizadas no litoral do estado do Rio de Janeiro. “Também usamos os dados de sensoriamento remoto da circulação oceânica e atmosférica. Esses mapas são muito importantes nas operações de salvamento de pessoas”.
Fernando disse ainda que a geração de boletins operacionais é uma das principais aplicações da Plataforma CRONOS. Os mapas são enviados diariamente para toda a frota da Companhia, formada por 34 embarcações, e contém informações atualizadas sobre ventos, correntes e ondas. O principal foco dos boletins está nas bacias de Campos e Santos. “Todos esses dados nos possibilitam calcular os limites operacionais e as janelas para realização de serviços diversos no mar com segurança, inclusive com utilização de veículos de operação remota, os ROVs. O sistema também é muito utilizado para modelagem de óleo nos casos de emergência, e para estudos ambientais”.
Ao finalizar sua apresentação no OMARSAT, Barreto revelou um dos atuais focos que a OceanPact tem como companhia de navegação que investe em inovação: o desenvolvimento do Weather Routing, um navegador inteligente que traça os limites de determinada operação de acordo com os parâmetros impostos pelos seus usuários. Com base em mapas de correntes, ventos e ondas, dentre outros parâmetros, o navegador é capaz de fixar a melhor rota para uma embarcação navegar com segurança e agilidade no oceano.