Notícias

Projeto Guanabara Verde: o meio ambiente agradece

Em abril de 2021, teve início o Projeto Guanabara Verde, realizado pela ONG Guardiões do Mar em parceria com o Instituto Mar Urbano e com financiamento da OceanPact. O projeto contempla o replantio de doze hectares de manguezais com 30 mil mudas nativas na região da Área de Proteção Ambiental de Guapi-Mirim, com a promoção de ações de educação ambiental para a disseminação de conceitos e de boas práticas sobre a cultura oceânica e a conservação de ecossistemas costeiros.

Todas as ações desenvolvidas na região da APA de Guapi-Mirim, situada na porção leste da Baía da Guanabara, foram pensadas em alinhamento ao que preconiza a ONU para a Década dos Oceanos e a Década da Restauração dos Ecossistemas.

“A gente resolveu financiar a recuperação de áreas de manguezais vendo que ela soma muitos aspectos positivos para o meio ambiente: devolve áreas importantes para reprodução de várias espécies de peixes, moluscos e crustáceos, protege o espelho d’água da baia de Guanabara contra o assoreamento, gera renda e segurança alimentar para a comunidade local, e ainda captura mais carbono por hectare do que as florestas em terra firme. Vamos desenvolver vários estudos em paralelo visando a documentação, discussão científica e quantificação de todas essas vantagens, na tentativa de expandir essas operações por todo o país, agregando mais empresas que queiram se juntar a nós para apoiar essas iniciativas e até mesmo compensar suas emissões de carbono no futuro próximo.” explica Flavio Andrade, CEO da OceanPact.

O projeto terá 37 meses de duração. A primeira muda foi plantada na segunda-feira, 26 de julho de 2021, Dia Mundial de Proteção dos Manguezais, e, além da presença de Flavio, a ação contou com a participação de Ana Lyra, Gerente de Sustentabilidade da OceanPact, Ricardo Gomes, Diretor do Instituto Mar Urbano, e Nina Gomes, embaixadora mirim da OceanPact para a consciência ambiental. As ações educativas serão realizadas com o 143o Grupo de Escoteiros do Mar, localizado no bairro Vale das Pedrinhas, no município de Guapimirim.