Serviços


Na OceanPact, planejamos e implantamos soluções eficientes e inovadoras nas áreas de meio ambiente, serviços submarinos e apoio logístico e engenharia, para o desenvolvimento de operações seguras e sustentáveis no mar, no litoral ou na exploração dos recursos marinhos e costeiros.

Somos reconhecidos pela qualidade da nossa equipe, pelos investimentos em inovação, pelo grande inventário de embarcações e equipamentos especializados e pelo comprometimento com os desafios dos nossos clientes. A integração de todos esses fatores em um rico ecossistema nos permite atender aos projetos de forma eficiente e inteligente.

Meio Ambiente

Meio Ambiente

A OceanPact tem compromisso com o meio ambiente desde a sua fundação. Com foco na proteção ambiental, tornou-se referência em conhecimento e serviços no mar, especializada em oferecer soluções inovadoras e eficientes.

• Prontidão e Resposta a emergências; Níveis 1, 2 e 3

A OceanPact é a maior empresa de resposta a emergências com vazamentos de óleo (oil spill response) da América Latina, e possui o maior inventário de equipamentos para este serviço dentre as empresas do setor. Atuamos na área offshore empregando os OSRVs (Oil Spill Recovery Vessels) e na área portuária/onshore a partir de nossas bases de operação espalhadas pela costa brasileira. Nossa equipe, os equipamentos e as embarcações estão em prontidão 24 horas por dia, sete dias por semana.

Temos profissionais altamente capacitados e experientes para realizar atendimento a diversos tipos de emergência — vazamentos de óleo e produtos químicos, incêndio e queda de homem ao mar, dentre outros — em diferentes modais ou ambientes: offshore, portos e hidrovias, rodovias, ferrovias e áreas industriais.

• Operação de Embarcações de Resposta a Emergência (OSRV)

A OceanPact possui e opera embarcações de suporte às atividades de prontidão e combate a derramamentos de óleo e de atividades de proteção ambiental offshore. Dispõe dos mais modernos OSRVs em operação no Brasil, dotados de equipamentos de monitoramento, detecção, contenção, recolhimento e armazenamento do material recolhido.

• Treinamentos e simulados de emergência

Através da nossa joint venture, Witt O’Brien’s Brasil, dispomos de um completo programa de treinamentos e de especialização em comando e controle, liderança organizacional, conformidade e necessidades funcionais. Nosso time é qualificado em normas e em mitigação e recuperação de incidentes, agindo com competência na redução de riscos e no gerenciamento de emergências.

A extensa experiência da OceanPact em situações reais de gestão de crises e de resposta a emergências foi a base para elaboração de exercícios e simulações que atendem e superam os padrões internacionais.

• Implantação de Sistema de Comando de Incidente (ICS)

Somos os maiores especialistas do Sistema de Comando de Incidentes (Incident Command System – ICS) na América Latina e dispomos de uma equipe habilitada na condução de treinamentos em português, inglês, francês e espanhol.

Nos últimos anos, conduzimos mais de 400 eventos — sendo aproximadamente 300 treinamentos em ICS e 100 simulados — envolvendo mais de 10 mil participantes. Tais eventos, de diversos portes, foram realizados de forma presencial ou remotamente.

Somos a empresa de consultoria responsável por capacitar todas as Unidades de Negócio da Petrobras com base no ICS desde 2014, e este contrato se estende até 2022. Fornecemos treinamentos customizados, planejando e conduzindo simulados de diversos portes, inclusive com a participação de agências como Ibama, Marinha do Brasil, ANP, Defesa Civil e órgãos ambientais estaduais.

• Desenvolvimento de planos de emergência

Nossa equipe é altamente experiente e especializada na elaboração de planos de emergência para instalações e cenários diferentes, elaborados em atendimento a requisitos legais, à demanda de processos de licenciamento ambiental ou mesmo por iniciativa voluntária, para assegurar uma resposta eficiente e eficaz diante de cenários acidentais mapeados. Principais planos: Plano de Emergência Individual (PEI), Plano de Ação de Emergência (PAE), Plano de Resposta a Emergência (PRE), Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e Plano de Área.

Nosso diferencial consiste em aliar, no mesmo Grupo, o conhecimento da equipe de consultoria e a experiência na gestão e operação da resposta a emergências, o que confere aos nossos planos de emergência uma visão muito prática e de fácil implementação. Sabemos como fazer e transmitimos esse conhecimento para os planos.

• Gestão de emergências e crises

A OceanPact atua em toda a linha de serviços do ciclo de vida de emergências e crises. Atuamos desde a preparação, treinamento e exercícios simulados deresposta até atuação no momento real de crise e na recuperação. Nossa experiência em gerenciamento de emergências é bastante extensa, tendo em vista que estivemos envolvidos na resposta a diversas emergências ocorridas no Brasil e no exterior. A nossa joint-venture com a americana Witt O’Brien’s, líder mundial em gerenciamento de resposta a emergências, é a unidade que executa todos esses serviços, usando toda a experiencia de nossos sócios, aliada a nossa experiência prática e conhecimento das particularidades brasileiras.

• Operação de Embarcações de Pesquisa Oceanográfica (RV)

Um dos maiores diferenciais da OceanPact consiste em oferecer ao mercado as mais modernas e completas embarcações de pesquisa oceanográfica do Brasil. Possuímos quatro embarcações equipadas com todos os recursos necessários para a execução de campanhas oceanográficas e ambientais. As embarcações também estão equipadas com laboratórios para análises das amostras coletadas, garantindo agilidade nos resultados.

• Medições de ondas e correntes

Para prover séries históricas de dados reais de parâmetros hidrodinâmicos ou dados em tempo real para suporte a operações marítimas offshore e portuárias, a OceanPact emprega o mais amplo parque de equipamentos meteoceanográficos do Atlântico Sul, incluindo boias, linhas de fundeio, derivadores e ADCPs de casco ou de fundo.

Realizamos a instalação e a manutenção de boias e linhas de fundeio oceanográfico para a coleta de dados e sua disponibilização em tempo real.

• Diagnóstico e monitoramento ambiental

A solução completa para o licenciamento ambiental de projetos offshore envolve a coleta de amostras de água para análise de seus parâmetros físico-químicos, sedimento e biota marinha, ensaios de laboratório e elaboração do diagnóstico ambiental. Todas essas etapas são oferecidas de forma integrada pela OceanPact, para garantir o padrão de qualidade exigido pelas agências reguladoras.

• Imageamento de habitats submarinos

Por se valer de métodos não invasivos, o imageamento de habitats submarinos torna-se essencial para conciliar projetos offshore com a preservação da vida marinha, em especial em áreas ambientalmente sensíveis. Realizamos esse imageamento por meio de ROVs ou drop cameras de investigação.

• Monitoramento da vida marinha

Durante operações offshore, é fundamental garantir o acompanhamento do trânsito de aves, quelônios, sirênios e mamíferos marinhos. Para isso, disponibilizamos profissionais dedicados ao avistamento de animais para a interrupção das operações até que a zona de segurança seja reestabelecida.

• Monitoramento acústico e paisagem acústica submarina

Operações offshore emitem ondas sonoras nos oceanos. Mamíferos marinhos se utilizam do som como principal forma de comunicação, e ela pode ser prejudicada sem o devido monitoramento acústico. Nossa equipe de especialistas opera modernos sistemas de detecção de clicks e assobios de mamíferos marinhos (PAMS) a bordo de navios sísmicos, plataformas de perfuração ou embarcações de oportunidade. Para estudos de paisagem acústica submarina e para entendimento da influência das operações offshore sobre a vida marinha, criamos uma solução que passa pela instalação de fundeios instrumentados, como hidrofones, e pela operação com gliders capazes de detectar sons e ruídos.

• Determinação de potencial eólico offshore

O potencial energético dos oceanos vai muito além do petróleo. No futuro, a geração de energia eólica offshore será uma das principais fontes de energia. Para avaliar esse potencial, realizamos a instalação e manutenção de boias oceanográficas acopladas com sistemas LiDAR, que representam o estado da arte na medição de intensidade e constância de ventos até 300m de altura. Assim, somos capazes de determinar o melhor local para a construção de parques eólicos para otimizar a geração de energia.

• Estudos para licenciamento ambiental

O licenciamento ambiental é um requisito legal para a instalação e operação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora do meio ambiente. Nossa equipe multidisciplinar possui experiência na condução de todas as fases do licenciamento ambiental de empreendimentos de diferentes portes e tipologias.

Além da elaboração dos estudos técnicos que subsidiam o processo decisório das autoridades ambientais e a emissão das licenças ambientais e suas condicionantes, nossa equipe atua no planejamento e no gerenciamento de todo o processo em curso, incluindo a interação com os stakeholders: órgãos ambientais e outros órgãos e instituições envolvidas, comunidades e empreendimentos da circunvizinhança, entre outros.

• Gerenciamento e execução de programas socioambientais

Temos uma equipe própria especializada na execução dos principais programas socioambientais requeridos nos processos de licenciamento ambiental, para monitoramento, prevenção, atenuação ou mesmo compensação dos impactos do empreendimento licenciado. Além da execução dos programas, também atuamos no planejamento e na gestão ambiental para nossos clientes, visando assegurar o cumprimento integral das condicionantes ambientais, bem como na interpretação, análise crítica e integrada da qualidade socioambiental e na efetividade dos programas propostos.

• Monitoramentos ambientais (ar, água, ruídos e vibrações, solo, efluentes, fauna e flora)

Nossa equipe multidisciplinar opera o extenso parque de embarcações, os veículos e equipamentos da OceanPact para oferecer aos clientes uma solução integrada em termos de monitoramentos ambientais. Eles podem ser realizados em ambiente marinho (em áreas oceânicas e costeiras), em águas interiores e no ambiente terrestre. Temos ampla distribuição geográfica, fator relevante que nos permite realizar monitoramentos de diferentes disciplinas empregando recursos próprios nas proximidades da região de interesse.

• Planos de emergência

Nossa equipe é altamente experiente e especializada na elaboração de planos de emergência para instalações e cenários diferentes, elaborados em atendimento a requisitos legais, à demanda de processos de licenciamento ambiental ou mesmo por iniciativa voluntária, para assegurar uma resposta eficiente e eficaz diante de cenários acidentais mapeados. Principais planos: Plano de Emergência Individual (PEI), Plano de Ação de Emergência (PAE), Plano de Resposta a Emergência (PRE), Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e Plano de Área.

Nosso diferencial consiste em aliar, no mesmo Grupo, o conhecimento da equipe de consultoria e a experiência na gestão e operação da resposta a emergências, o que confere aos nossos planos de emergência uma visão muito prática e de fácil implementação. Sabemos como fazer e transmitimos esse conhecimento para os planos.

• Modelagem numérica oceânica e costeira

Para caracterizar os padrões de geração e propagação de ondas, bem como das correntes marinhas em escala global, regional ou local, a OceanPact emprega os mais avançados modelos numéricos para prover dados consistentes e embasar a tomada de decisão de seus clientes.

• Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADs) e projetos de reflorestamento

Nossa equipe especializada na elaboração de PRADs e projetos de reflorestamento está pronta para realizar planos demandados no âmbito do processo de licenciamento ambiental, com o plantio compensatório e o controle de processos erosivos, ou mesmo por iniciativa voluntária dos nossos clientes, para estabelecimento e manutenção de áreas de conservação.

• Estudos de análise de riscos, segurança e confiabilidade

Oferecemos aos nossos clientes soluções baseadas em análise e gerenciamento de riscos tecnológicos, operacionais e do negócio, adequadas ao perfil de risco e ao grau de complexidade das operações.

Estamos focados na integração de boas práticas internacionais no atendimento aos mais diversos regulamentos técnicos associados ao marco regulatório brasileiro. Nossos serviços e produtos são redesenhados e personalizados de acordo com a necessidade dos nossos clientes.

Sugerimos a metodologia e a combinação das técnicas mais adequadas para o seu objetivo, sua complexidade, risco e etapa do ciclo de vida da instalação. Para isso, combinamos conhecimento teórico e prático com a aplicação de ferramentas computacionais especificas para cada metodologia (PHAST; BowTie XP; LEADER PHA Software).

• Auditorias e diagnósticos de conformidade em SMS

Nosso corpo técnico é altamente especializado e possui habilitação, capacidade técnica e experiência na realização de auditorias, avaliações e diagnósticos de conformidade de SMS para atividades de diferentes tipologias e graus de complexidade.

• Sistemas de gestão de segurança operacional e de processos

Desenvolvemos e implantamos sistemas de gestão com foco em segurança operacional e na integridade de ativos, alinhando boas práticas internacionais às diretrizes estabelecidas pelos regulamentos técnicos da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Desenvolvemos e implantamos o sistema de gestão de segurança de processos para indústrias diversas, considerando o perfil de risco e grau de complexidade operacional.

Realizamos consultoria e suporte técnico e operacional para: revisão e gerenciamento de elementos críticos e barreiras de segurança, gerenciamento de mudanças, treinamentos, campanhas de SMS, análise de segurança da tarefa, procedimentos operacionais, investigação de incidentes, entre outros.

• Avaliação preliminar

Identifica fatos ou evidências que indiquem ou permitam suspeitar da existência de contaminação em determinada área. É desenvolvida por meio do levantamento de informações sobre o seu uso atual e passado.

• Investigação ambiental confirmatória e detalhada

A investigação confirmatória tem como principal objetivo confirmar ou não a existência de contaminação do solo e da água subterrânea na área em estudo. No caso de confirmação, passamos para uma investigação detalhada, com o objetivo de quantificar e avaliar detalhadamente as características da fonte de contaminação e dos meios afetados, determinando as dimensões das áreas ou volumes impactados.

• Avaliação de Risco

Quantifica, em edificações, instalações de infraestrutura urbana, de produção agrícola, entre outros, os riscos gerados pelas áreas contaminadas para os bens que devem ser protegidos, a saúde da população e os ecossistemas.

• Projetos de Remediação

Definidos com base na Avaliação de Risco, correspondem à proposta e ao projeto de gerenciamento do problema ambiental, com emprego de técnicas de remediação para redução de massa de contaminantes, gerenciamento de riscos detectados e monitoramentos.