Serviços

Operações Submarinas

Trabalhar em águas profundas ou ultraprofundas é um desafio que só pode ser superado com conhecimento, recursos tecnológicos eficazes e com base nos mais rígidos protocolos de segurança e saúde. Além do mapeamento do assoalho oceânico, as operações submarinas efetuadas pela OceanPact dão suporte às construções em águas profundas e às inspeções ou descomissionamentos que acontecem em projetos offshore.

• Operação de embarcações hidroceanográficas

A frota de pesquisa do Grupo OceanPact é equipada com os sistemas completos de sonares multifeixes para levantamentos hidrográficos que auxiliam no reconhecimento do leito marinho, elemento necessário nos mais variados projetos offshore.

• Levantamentos hidrográficos

A caracterização do leito marinho em superfície e sub-superfície com levantamentos batimétricos e geofísicos desenvolvida pela OceanPact permite que seus clientes identifiquem os aspectos relevantes para o desenvolvimento de seus empreendimentos, sejam eles em áreas costeiras ou ultraprofundas.

• Levantamento de rota de dutos

Uma das etapas mais importantes em projetos de dutos e cabos submarinos é a avaliação da rota, que precisa ser livre de qualquer obstáculo natural ou antrópico. O levantamento geofísico garante que seja escolhida a rota com menores riscos geológicos e geotécnicos, oferecendo o menor impacto ambiental para os habitats submarinos.

• Levantamento de riscos e perigos geológicos – geohazards

O desenvolvimento de um campo de petróleo precisa considerar todas as variáveis, inclusive na superfície. Oferecemos um diagnóstico de riscos geológicos para a escolha dos locais de instalação de poços e estruturas submarinas, que engloba deslizamentos, movimentação de falhas ou bolsões de shallow gas. Esse diagnóstico pode ser elaborado a partir da aquisição de dados geofísicos de alta resolução ou pelo reprocessamento sísmico.

• Levantamento de detalhe com veículos autônomos –site survey

Os AUVs – Autonomous Underwater Vehicules são veículos autônomos equipados com tecnologia de ponta que permitem o imageamento do leito marinho em grandes profundidades com muito detalhe.

• Levantamentos sísmicos de alta resolução – HR survey

O levantamento sísmico 2D é o método tradicional para a avaliação de prospectos na indústria de petróleo. Realizamos levantamentos de alta resolução que também auxiliam na identificação de riscos geológicos, como os acúmulos de gás próximos à superfície (shallow gas).

• Operação de embarcações hidroceanográficas

Nossas embarcações hidroceanográficas são adequadas para atender às diferentes demandas dos mercados de águas rasas e águas profundas. Elas estão equipadas com ferramentas de teste geotécnico e investigações geológicas, investigação para rotas de dutos e para diferentes tipos de fundações.

• Investigações geotécnicas

Assim como na engenharia convencional em terra, é preciso conhecer os parâmetros físicos do leito marinho antes da instalação de qualquer estrutura. Investigações geotécnicas minimizam o risco do solo durante a construção submarina ao determinar a capacidade de suporte das estruturas a serem instaladas.

As investigações geotécnicas desenvolvidas pela equipe da OceanPact permitem consolidar a caracterização do leito marinho, provendo informações relevantes para o desenvolvimento de projetos de fundações, dutos e sistemas de ancoragem.

• Ensaio de penetração de cone (CPT)

O ensaio com CPT consiste na penetração no solo de um cone capaz de determinar a sua resistência. Conhecer a resistência do solo permite prever a capacidade de carga e o recalque de fundações.

• Amostragem com Piston Corer

A amostragem com Piston Corer é ideal para recuperar testemunhos de até 12m não deformados de solos macios, como argila e areias finas. Essa metodologia é complementar ao ensaio com CPT, já que permite associar as variações de resistência com os diferentes tipos de solo de acordo com sua granulometria.

• Amostragem com Box Corer

A amostragem com Box Corer é o principal método de coleta de sedimentos para análises dos mais variados parâmetros físicos do solo até o primeiro metro abaixo do leito. O equipamento garante que a coleta seja feita com o mínimo possível de perturbação, para a preservação das características do sedimento, com posterior ensaio a bordo.

• Amostragem com Vibro Corer

Coletas de testemunhos não perturbados pelo método vibracore são extremamente relevantes para a caracterização físico-química de material para dragagem, mapeamento de jazidas de areia ou descrição estratigráfica detalhada do leito marinho. Com o uso de sistemas vibracore elétricos, não há necessidade do mergulho profissional, tornando a atividade mais segura e eficiente.

• Operação de Embarcações de Suporte ao ROV* (RSV)

Possuímos e operamos embarcações de suporte às atividades de ROV para inspeção e manutenção de sistemas submarinos até 3 mil metros de profundidade. Nossas embarcações também estão equipadas com guindastes e pórticos (A-frames) capazes de realizar operações de posicionamento e apoio à construção submarina.

• Operação de Embarcações de Suporte ao Mergulho (SDSV)

Possuímos e operamos embarcações de suporte às atividades de mergulho raso para inspeção e manutenção de sistemas submarinos até 50 metros de profundidade. O SDSV da OceanPact opera em formato de embarcações pai e filho, tendo a possibilidade de realizar mergulho tanto da embarcação pai, uma embarcação DP2, quanto do LDB (Light Diving Boat), com sistema de propulsão a hidrojato para garantir a segurança dos mergulhadores.

• Suporte em operações de inspeções de integridade de ativos

O ciclo de vida de qualquer construção submarina demanda serviços de inspeção, reparo e manutenção para garantir a integridade dos ativos de sua infraestrutura submarina e marítima. A OceanPact possui uma frota de embarcações, veículos submarinos e equipamentos especializados para realizar trabalhos de IMR. Utilizamos ensaios não destrutivos e técnicas de detecção de anomalias para identificar tendências operacionais, evitar falhas e ajudar a desenvolver cronogramas de manutenção e reparo eficientes, de forma a aumentar a vida útil e maximizar as atividades submarinas.

• Inspeções de cabos e dutos

Como parte da linha de serviço de IRM, a OceanPact atua nas inspeções de cabos e dutos e seus acessórios, como válvulas e sistemas de controle necessários para operar um campo.

• Suporte em operações de reparos e intervenções em estruturas

Em complemento aos serviços de inspeção, os ROVs Work Class têm capacidade de realizar intervenções em estruturas físicas com a utilização de ferramentas de corte, solda e dragagem, entre outras, para realizar reparos de estruturas submarinas. Nossas embarcações também são dotadas de guindastes subsea capazes de realizar movimentações de estruturas submarinas de apoio a essas intervenções.

• Serviços de proteção catódica

Ensaios de proteção catódica (CP) possibilitam avaliar se os ânodos que protegem um ativo submarino ainda estão desempenhando a sua função. Aliado de inspeções visuais, esse serviço permite avaliar a extensão de corrosão e prever a vida restante de um sistema de ânodos, fazendo ainda recomendações para corrigir problemas de corrosão.

• Inspeção de Casco e Amarras – UWILD

Fornecemos soluções UWILD para unidades móveis de perfuração (a exemplo de sondas), unidades de produção flutuantes (FPSOs), assim como embarcações de apoio (como PSVs e AHTSs), além de soluções sob medida usando Mini ROVs, ROVs de observação e ROVs Work Class. Os serviços de UWILD da OceanPact são aprovados pelas principais certificadoras de classe.

• Operação de embarcações de suporte ao ROV* (RSV)

Possuímos e operamos embarcações de suporte às atividades de ROV para inspeção e manutenção de sistemas submarinos até 3 mil metros de profundidade. Nossas embarcações também possuem guindastes e pórticos subsea com capacidade de realizar operações de posicionamento e apoio a uma construção submarina.

• Operação de Embarcações de Suporte ao Mergulho (SDSV)

Possuímos e operamos embarcações de suporte às atividades de mergulho raso para inspeção e manutenção de sistemas submarinos até 50 metros de profundidade. O SDSV da OceanPact opera em formato de embarcação Pai e Filho, tendo a possibilidade de realizar mergulho tanto da embarcação Pai, uma embarcação DP2, quanto do LDB (Light Diving Boat) com sistema de propulsão a hidrojato para garantir a segurança dos mergulhadores.

• Posicionamento de plataformas de perfuração

O posicionamento de plataformas é muito sensível e requer grande precisão. O serviço de posicionamento com sistemas de transmissão via satélite de dados de correção para as embarcações garante uma precisão de centímetros.

• Posicionamento de estruturas submarinas

As operações de engenharia submarina requerem o posicionamento de estruturas no leito marinho, onde não é possível utilizar o trabalho de pessoas. Para isso, utilizamos ROVs, veículos operados remotamente, que garantem o posicionamento de todos os sistemas de acordo com os cálculos prévios do projeto de engenharia.

• Metrologia submarina

Depois de posicionadas no leito marinho, as estruturas submarinas precisam ser conectadas entre si. Para isso, oferecemos o serviço de metrologia submarina de precisão para que dutos e válvulas sejam produzidos sob medida para garantir seu perfeito encaixe.

• Mapeamento de fundo

O mapeamento do assoalho oceânico está entre as atividades que desenvolvemos no suporte às construções submarinas, inspeções e aos descomissionamentos. Nossos serviços de mapeamento incluem batimetria, sonografia, magnetometria, bem como consultoria especializada em meio ambiente e engenharia. Para que nossos clientes possam desenvolver o seu projeto offshore com informações confiáveis, nossos sistemas e sensores são projetados para atender a todo o espectro de aplicações de imagens submarinas.

• Serviços de suporte para lançamento e assentamento de dutos

O conhecimento operacional do time de descomissionamento da OceanPact abrange desde serviços ambientais, de consultoria e gerenciamento de projeto, até análises de risco e soluções de engenharia para remoção segura e eficiente de instalações offshore e infraestrutura submarina.

Nossas embarcações RSVs e MPSVs são equipadas para remoção das jaquetas e de quaisquer infraestruturas ou detritos submarinos. Realizamos o transporte da estrutura para o local de descarte e sua descontaminação por meio de nossa Unidade de Logística Marítima e Engenharia.