Sustentabilidade



Desde a sua fundação, a OceanPact promove a proteção, o conhecimento, o monitoramento e, acima de tudo, o uso sustentável do mar, do litoral e dos recursos marinhos. Todas as ações são voltadas para a visibilidade do ecossistema onde a OceanPact atua, os impactos provocados pelo uso inadequado de seus recursos e o que é possível fazer para preservá-lo.


Com o objetivo de valorizar as temáticas ambientais, sociais e econômicas, a OceanPact está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e visa promover a relação da sociedade com o mar de forma saudável, sustentável e equilibrada.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A OceanPact considera os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas atividades, com destaque para o ODS 14 (Vida na Água) o qual entendemos como nossa causa prioritária e eixo principal de nossa estratégia. Além desse, queremos:

  • Incentivar comportamentos saudáveis e melhorar o acesso de nossos colaboradores aos cuidados com a saúde – ODS 3 (Saúde e Bem-Estar)
  • Contribuir com a promoção da igualdade de gênero – ODS 5 (Igualdade de Gênero);
  • Impactar positivamente indicadores de crescimento econômico e empregabilidade de forma sustentável – ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico);
  • Agir para combater os avanços das mudanças climáticas e seus impactos – ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima);
  • Contribuir para o desenvolvimento sustentável de forma acessível e responsável para todos os públicos com os quais nos relacionamos – ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes);

Pacto Global

A OceanPact é participante do Pacto Global e tem ações contundentes para contribuir com o avanço dos seus 10 princípios sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia incorpora esses princípios na sua cultura, estratégia e operações cotidianas.


Frentes de Atuação

As diretrizes de sustentabilidade corporativa da OceanPact são orientadas em duas frentes de atuação:

Negócios

Foco dos processos e operações nos aspectos:

  • Econômico – Planejamento e implementação de processos eficientes;
  • Social – Promoção da justiça e equidade para os públicos de relacionamento;
  • Ambiental – Operações de menor impacto ambiental com uso de tecnologia e inovação.
Investimento Social Privado (ISP)

Apoio a iniciativas que amplificam a atuação e o impacto na sociedade:

  • Socioeconômico – Geração de renda em locais de operação da companhia;
  • Ambiental – Gestão ambiental urbana, educação ambiental, projetos de cultura e ciência, preservação da vida marinha e conservação dos oceanos.

Negócios

Inventário de Emissões GEE

O Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) mapeia o perfil das emissões de carbono de uma organização. Esse diagnóstico permite identificar as atividades com maior índice de emissões de GEE, viabilizando a implantação de estratégias para redução das emissões.

Confira aqui o Inventário de Emissões GEE da OceanPact.

Inventário de Emissões GEE
imagem
RH

Entendemos que o principal ativo de uma gestão ética, humana e sustentável são pessoas. Por isso, investimos constantemente em treinamento e capacitação da nossa equipe, e estamos engajados no fomento à diversidade e à inclusão (D&I).

Nosso objetivo é que o quadro de colaboradores da OceanPact se aproxime cada vez mais da composição da sociedade brasileira, resultando num ambiente de trabalho justo e inclusivo. Fazemos isto através do desenvolvimento das pessoas, com ações voltadas para a liderança feminina, assim como ações de integração dos nossos PcDs (pessoas com deficiência), que estão em todos os níveis da organização, entre outras iniciativas.

Há uma longa jornada até que o panorama possa se consolidar, mas, cientes dos desafios, estamos empenhados em melhorar cada vez mais nossos indicadores de gestão de pessoas.

Compliance

A OceanPact é comprometida com uma gestão ética e responsável, orientada por padrões legais, morais e de diversidade. A administração dos nossos negócios baseia-se em princípios de transparência, equidade e responsabilidade corporativa, o que se traduz nos nossos processos, geridos a partir do Código de Ética e Conduta e pautados pelos direitos humanos.

Nosso Programa de Compliance conta com um canal de denúncias terceirizado, que garante o anonimato ao denunciante e é acessível para todos que queiram reportar casos suspeitos de fraude, corrupção, assédio, discriminação, conflitos de interesse, dentre outros.

Como resultado da maturidade e robustez do Sistema de Gestão Antissuborno, a OceanPact obteve em 2021 o certificado ISO 37001, um reconhecimento internacional que atesta a existência de práticas eficientes na prevenção do suborno e da corrupção.

Projetos Apoiados que Amplificam a Atuação e o Impacto na Sociedade

imagem
Instituto Mar Urbano

Organização não governamental, o Instituto Mar Urbano gera e compartilha conhecimento sobre o ambiente marinho, com foco no bem-estar humano e nos recursos naturais essenciais para a vida.

Para isso, difunde práticas sustentáveis, conscientiza e mobiliza a sociedade a partir de atividades de educação ambiental somadas à divulgação de produtos audiovisuais.

Em parceria com o Instituto, a OceanPact desenvolve ações voluntárias de limpeza de praia, webséries, conteúdos educativos para as redes sociais, além de viabilizar produtos e ações que contribuem para a contínua conscientização do público acerca da preservação dos ecossistemas pela informação e estímulo a atitudes responsáveis.

Visite o site e conheça mais sobre os projetos: institutomarurbano.com.br

imagem
Espaço Azul

Inaugurado em 19 de agosto de 2021, o Espaço Azul, localizado no Centro de Visitantes da Colônia Z-13 de Pescadores Artesanais de Copacabana, é um local criado para a sensibilização e conscientização da população passante. Disposto próximo a um importante ponto turístico (Forte de Copacabana), em plena Avenida Atlântica, na altura do Posto 6, o Espaço conta com dezenas de visitantes diários.

Jacques Cousteau sempre disse que “preservamos apenas aquilo que conhecemos”. Por isso, um dos principais objetivos do Instituto Mar Urbano é aproximar a população carioca da biodiversidade marinha, ainda desconhecida por muitos. Com fotos, vídeos e conversas, no Espaço Azul é possível contemplar a vida marinha presente na cidade, e também observar os danos que a humanidade causa diariamente a essa diversidade.

O Espaço Azul é um ambiente criado para transformar a população carioca em um povo de cultura de mar e não apenas de cultura de praia. Periodicamente, são realizadas exposições temáticas que abordam não somente a diversidade mas os riscos iminentes que a biodiversidade marinha local sofre.

Venha conhecer o Espaço Azul!
Aberto de Quinta a Domingo, das 10:00 às 17:00.

imagem
Projeto Guanabara Verde

O projeto Guanabara Verde, realizado pela ONG Guardiões do Mar em parceria com o Instituto Mar Urbano e financiado pela OceanPact, restaurou 12,2 ha de manguezais na região da APA de Guapi-Mirim, com o plantio de 30,5 mil mudas, promovendo ações de educação ambiental para a disseminação de conceitos de boas práticas sobre cultura oceânica e conservação de ecossistemas costeiros.

As atividades de restauração de vegetação de mangue e educação ambiental abrangem parte dos municípios de Magé, Guapimirim, Itaboraí e São Gonçalo. As ações de educação ambiental são realizadas em conjunto com o 143º Grupo de Escoteiros do Mar, localizado no bairro Vale das Pedrinhas, em Guapimirim.

imagem
Blue Keepers

A OceanPact é uma das integrantes do Blue Keepers, uma iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global com o objetivo de combater a poluição do plástico em rios e oceanos.

A iniciativa envolve empresas de diferentes setores, governos e sociedade civil que, juntos, buscam entender as causas da poluição e propõem ações para reduzir o escoamento de resíduos plásticos no meio ambiente.

A ação também faz parte da promoção da Década dos Oceanos, marco para a OceanPact, que compreende o período entre 2021 e 2030 e está diretamente relacionada ao ODS 14 – Vida na Água.

A OceanPact atua tanto no Comitê Gestor, de caráter deliberativo e normativo, como na Comissão Técnico-Científica, apoiando de forma propositiva o desenvolvimento de iniciativas a partir de análises técnicas e estudos com embasamento científico.