Acabar com a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares.
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar das pessoas e a melhoria da nutrição, promovendo a agricultura sustentável.
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem para todos ao longo da vida.
Alcançar a igualdade de gênero e erradicar todas as formas de violência contra meninas e mulheres.
Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e de saneamento para todos.
Assegurar energia de forma confiável, sustentável, moderna e a preço acessível para todos.
Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, com trabalho pleno, produtivo e decente para todos.
Aumentar incentivos às pesquisas científicas e promover maior democratização no acesso às novidades tecnológicas, de forma que os países menos desenvolvidos obtenham crescimento em suas capacidades produtivas.
Reduzir as desigualdades internas e externas dos países, promovendo a melhor distribuição de renda, eliminando privilégios comerciais de nações ricas e estreitando laços entre as pessoas que ocupam os diferentes territórios.
Criar cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Garantir padrões de produção e de consumo sustentáveis, com redução substancial da geração de resíduos a partir da prevenção de perdas, da reciclagem e do reúso de materiais.
Implementar medidas urgentes para o combate às mudanças climáticas, com maiores investimentos no desenvolvimento de tecnologias que reduzam os impactos no planeta.
Conservar e usar os oceanos, mares e recursos marinhos de forma sustentável, aumentando a conscientização acerca da poluição e eliminando todas as práticas ilegais que acarretem prejuízos ao ecossistema.
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, prevenindo desastres ambientais, combatendo a desertificação, revertendo a degradação da terra e detendo a perda de biodiversidade.
Promover sociedades pacíficas e inclusivas, garantindo acesso à justiça para todos e construindo instituições eficazes e responsáveis; combater a corrupção, a impunidade, as práticas abusivas e discriminatórias, a tortura e todas as formas de restrição das liberdades individuais.
Fortalecer as relações de parceria e de cooperação entre as nações; países em melhores condições econômicas devem ajudar as nações em desenvolvimento a alcançar a sustentabilidade de suas dívidas, reduzindo o alto endividamento.