Notícias

Webinar aborda novas tecnologias para uma gestão eficiente nas respostas às emergências ambientais

O webinar que ocorreu no dia 25 de agosto, abordou as “Novas tecnologias para uma gestão eficiente nas respostas às emergências ambientais” e foi uma oportunidade para o público que acessou a plataforma da Rio Oil & Gas entender como as atuais tecnologias, a exemplo da plataforma CRONOS, nos ajudam a proteger o meio ambiente no Brasil. A plataforma integra dados meteoceanográficos de diferentes fontes, com o objetivo de reduzir o tempo entre a detecção de um incidente e uma resposta eficaz.

Coube ao Almirante Rodolfo Henrique de Saboia, Diretor Geral da ANP, fazer a abertura do debate, que nasceu de uma parceria entre a OceanPact, como patrocinadora, e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP. Érik Fábian Cunha, Diretor Comercial e de Novos Negócios da OceanPact, foi o moderador do webinar, que teve como palestrantes Carlos Leandro, Gerente de Negócios em Inovação da OceanPact; Fernanda Pirillo, Coordenadora Geral de Emergências Ambientais do Ibama; Márcio Martins Lobão, Coordenador da Área de Geoquímica Marinha do IEAPM; e Luiz Paulo Assad, Pesquisador e Coordenador Técnico do Núcleo de Modelagem Ambiental do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia da COPPE.

Os palestrantes falaram sobre os avanços trazidos pelas novas tecnologias e como elas podem oferecer maior segurança às diferentes operações realizadas no mar, de forma a ampliar os horizontes para novas fronteiras exploratórias e entregar benefícios como o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável.

Conforme ressaltou Érik Cunha, “uma das coisas mais importantes quando ocorre um derramamento de óleo no mar é a velocidade da resposta, o tempo necessário para fazer o combate, a contenção, o recolhimento e o monitoramento de toda a situação. Assim, é fundamental entender o ambiente onde ocorreu esse acidente e ter conhecimento sobre as condições de mar para dar a resposta adequada”. A instalação de uma rede de radares de alcance extremo e o levantamento de dados meteoceanográficos de alta precisão são exemplos da evolução na gestão das respostas às diferentes emergências ambientais que foram apresentadas pela OceanPact durante o evento.

Se você não participou do webinar, é possível acessar esse conteúdo na íntegra pelo canal do YouTube da OceanPact,  clique aqui para acessar.